A importância do controle de qualidade nos alimentos

Rate this post

O controle de qualidade dos alimentos se refere a toda e qualquer ação que vise melhorar as práticas nos procedimentos de higiene e manipulação do alimento, para que este fique livre de qualquer contaminação e seja um “seguro”, não causando perigo à saúde de quem consumir.

Para que o alimentação nas empresas seja segura é importante fiscalizar a qualidade dos alimentos em todas as etapas de produção, desde o abate ou colheita, passando pelo transporte, recebimento, armazenamento, processamento até a distribuição final ao consumidor.

Para implantação do controle de qualidade é importante que o empresário procure um profissional que tenha conhecimento das normas que estabelecem os padrões higiênico-sanitários através de legislações vigentes e que tenha capacidade para treinar e supervisionar todos os processos, que vão desde as instalações físicas dos estabelecimentos, passando por rigorosas regras de higiene pessoal (como lavagem frequente e correta das mãos), limpeza do local e equipamentos de trabalho até a descrição por escrito dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

É necessário investimento para a adequação das não-conformidades detectadas nas instalações e nas ações de motivação dos funcionários, assim como é importante o engajamento de gerentes e supervisores para melhor controle e supervisão de todas as etapas do processo de controle de qualidade. Todo cuidado é fundamental para evitar que os funcionários adquiram uma doença transmitida por alimento.

Outro ponto importante é que o controle de qualidade pode diminuir desperdícios de alimentos, melhorar a produção e qualidade dos produtos, e com isso aumentar a lucratividade da empresa, tendo em vista que os contratados estão cada vez mais preocupados com sua a saúde e com a qualidade da alimentação dos colaboradores.

Conte com a expertise do Grupo Nono Miquele para realizar refeições coletivas na sua empresa, de modo a priorizar a saúde e o bem-estar de seus funcionários.

Desde 2005 atuamos no segmento de restaurantes corporativos e a 32 anos com refeições fora do lar, portanto, estamos preparados para cuidar da alimentação de seus colaboradores de forma profissional e eficiente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *